sexta-feira, 8 de abril de 2011

Empregos de eleição

Outra manhã e lá ela está. A pobre velha senhora, com dois pequenos, não sei dizer se são diretamente seus ou se são filhos dos filhos, sei que lá ela está, sentada à sombra da placa que protege, as crianças de sexos opostos ainda dormem, brincarão no verde gramado do canteiro, assim como ontem, pra desespero dos transeuntes e para aumentar a impaciência da senhora, que não se desespera, se irrita e imagina o trabalho que será dado caso um dos automóveis os pega no pega-pega.
A senhora realiza essa mesma rotina, de um mês pra cá, todos os dias; acorda cedo, pega as crianças e parte pra rua, não para pedir dinheiro, como já fizera, abusando dos olhos pidões de duas crianças com fome, hoje a velha tem emprego, temporário emprego de proteger a placa das mazelas da rua. Abandonada a placa sofre, vaga pelos cantos, atravessa a rua correndo, se joga aos pneus dos carros, se suja, ou pior, se parte, isso mataria a pobre de tristeza, a faria chorar como num funeral, perderia o emprego e nunca lhe confiariam outra placa, sua função era evitar tais transtornos. O melhor é cuidar dessa como se deve.
Ao meio dia o sol castiga, maltrata como astro poderoso que é, senhor desse sistema se faz presente pela força e energia.
A placa, reluzente, sorri, promete o mundo e o universo, dá aos pobres e bate no burguês. A pobre velha senhora diz acreditar no sorriso de seu contratante, na placa, os brancos dentes, a limpa roupa e a linda pele não tentam esconder, esse não é do povo, por isso merece o voto da pobre senhora, afinal deu a ela o emprego que precisava, 10 reais por dia. Ganha hoje mais do que ganhava como pedinte, a concorrência era muito cruel, as crianças não tem doença, riem o dia todo, assim complica na hora de castigar o coração e o bolso alheio, um bebê quieto era de mais valia, mas só tinha aqueles dois. Melhor coisa que lhe aconteceu foi a placa, que não tem fome, a protege do sol, alimenta o estomago  e lhe dá emprego temporário. Pena que só a cada dois anos tem eleição, mas torceremos pelo segundo turno dessa então...  

Um comentário: